Crianças Criativas

Na coluna DOSSIÊ da Revista E – edição Dez 2011, revista do SESC, existe um texto intitulado “Cidades Criativas”, que faz referência ao Seminário Internacional de Cultura e Transformação Urbana, realizado pelo SESC, unidade Belenzinho.

O texto conta sobre a necessidade das grandes metrópoles de mudar o foco de suas atividades para o setor de serviços e comércio, devido às fábricas migrarem para lugares onde é mais barato produzir.

Também explica a coluna que um dos caminhos mais promissores é o desenvolvimento baseado na cultura, inserindo festivais e equipamentos culturais nas cidades e assim propiciando uma transformação urbana.

Mas o que mais nos chamou a atenção no texto foram as palavras da curadora Ana Carla Fonseca, economista e doutora em urbanismo, quando diz: “Envolver a comunidade é fundamental para gerar engajamento e apropriação da iniciativa. Sem isso, o projeto pode ser ótimo em termos culturais, mas não dialoga com o espaço urbano”.

A leitura dessa matéria nos propicia as seguintes questões: Estamos preparando nossas crianças para apropriarem-se de iniciativas culturais? Para o desenvolvimento baseado na cultura, e ainda, estamos preparando nossas crianças para gerarem novos caminhos, novos conteúdos nessa área?

Estamos conduzindo nossas crianças a um caminho onde elas possam adquirir ferramentas que ampliam a sua criatividade em qualquer área?

__

Querendo saber sobre a “Revista E” visite: http://www.sescsp.org.br/eonline/index.cfm

Marcado com: , , , ,
2 comentários sobre “Crianças Criativas
  1. Avatar Thais Facin disse:

    Cara linda desse site… Que Deus abençoe sempre, cada iniciativa que vc tiver. Bjos. Thais Facin

  2. Avatar Adriana disse:

    Gostei muito desse site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*