PÍLULAS DE REFLEXÃO 010 – Pedagogia é isso !

PÍLULAS DE REFLEXÃO 010 – Pedagogia é isso !

Foram 859 comentários até agora em um post que publiquei no grupo PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL, no Facebook.

E foi apenas uma pergunta, não foi um posicionamento ou uma opinião minha.. só uma pergunta…

Tivemos:

Muitas pessoas muito grosseiras.

Muitas pessoas monossilábicas.

Uma imensidão de pessoas querendo brigar, comigo e com outros.

Algumas pessoas coerentes.

Pouquíssimas pessoas abertas a refletir sobre o assunto.

Mas pera aí, não seria um grupo de Professores?

<< ABERTURA >>

Olá, aqui é Shauan e chegamos á nossa 10 Pílula de Reflexão, uma alegria imensa…
E uma pílula no dia 08 de março de 2019, dia Internacional das Mulheres, e a maior parcela do público aqui do Arte da Criança é formado por mulheres..
Então, segue nosso parabéns imenso, um beijo estalado e cheio de amor pra vocês…

Mas…
O dia das mulheres foi parte da questão polêmica do meu post no grupo do Facebook, grupo com mais de 1 MILHÃO de participantes, isso mesmo.. é um grupo imenso…

A pergunta que postei foi a seguinte:

Vocês acham natural a educadora preparar lembrancinha para o “Dia das Mulheres” e também outras datas?

Pronto, a meleca estava feita, a cáca foi jogada no ventilador… esta simples pergunta foi motivo de bastante bafafá no grupo, respostas atravessadas e tudo o mais…
Tudo porque eu perguntei o sobre o posicionamento das educadoras sobre fazer lembrancinhas, presentinhos para as mães/pais e afins, Questão que acaba levantando a temática polêmica de aderir ou não às datas comemorativas dentro da educação infantil, e fora a decisão de aderir ou não, alguns espaços educativos se estruturam completamente nas tais datas comemorativas durante TODO o ano letivo, ou seja, em muitos espaços todas as ações são pautadas a partir datas comemorativas.

Tive gente que disse que se eu não acho normal fazer lembrancinha, que eu deveria ter escolhido fazer Administração de Empresas e não Pedagogia.

Teve gente que disse que os pais jogam fora já no portão da escola, mas que tem que fazer mesmo pois faz parte.

Teve gente que disse que dessa forma estamos contribuindo para que os meninos da turma respeitem as meninas.

Teve gente que comentou que isso é absurdo, pois jogamos muito lixo no planeta, desnecessário e sem sentido.

Teve gente que disse que é preciso fazer as lembrancinhas desde que as crianças façam.

Teve gente que disse que além de fazer as lembrancinhas o dinheiro ainda sai do bolso da educadora e não da escola.

Teve gente que disse que faz com a participação das crianças, mas ela (a professora), dá o acabamento para que fique “bonito”.

Teve até uma pessoa que disse que se tirassem as lembrancinhas e todas as datas comemorativas da escola, que a educação infantil seria monótona, não teria o que fazer… isso mesmo, ela disse monótona e sem o que fazer.

Bem, foi uma turbulência que eu não esperava… minhas notificações no facebook explodiram…
Teve picuinhas, brigas mais leves, brigas intensas, desaforos e afins…
Inclusive, independente do posicionamento das pessoas, fiquei bastante estarrecido pela grande maioria de educadoras serem tão ríspidas, mal educadas, e por serem tão fechadas às opiniões de outras pessoas.. Me pergunto até agora que tipo de exemplo e energia as crianças estão recebendo destas pessoas que não conseguem se portar nem em uma rede social?

Mas teve uma pessoa…

Sim, teve uma pessoa que digitou um comentários curto, rápido, mas que mexeu profundamente com a gente aqui…

Eu e Aline olhamos um para o outro, com lágrimas nos olhos, sem chão, sem céu, sem acreditar.

A pessoa comentou, DE FORMA AFIRMATIVA, que:

“SIM, PEDAGOGIA É ISSO”.

de novo,

ela comentou: “SIM, PEDAGOGIA É ISSO”.

Eu e Aline conversamos, choramos baixinho, nos abraçamos, e Aline escreveu o texto a seguir.

Ainda que na minha voz, ouçam o texto de Aline:

Pedagogia é isso!

Vocês devem estar sabendo sobre a pergunta que o Shauan lançou em um grupo de professores da Educação Infantil.

Ali, naquelas respostas muitas perguntas vieram à minha mente, aquelas respostas me tocaram profundamente, pois mostram educadoras confusas em relação ao verdadeiro papel do educador da Educação Infantil.

Outras respostas, me trouxeram alívio, pois tem gente por aí fazendo o que tem que ser feito, mas foram poucas dentre tantas que chocaram.

Percebemos que é um problema estrutural, em relação à formação, à falta de leitura, falta de cultura dessas pessoas que lidam diretamente com a formação humana. Mas em especial uma resposta me fez pensar, repensar e querer chorar.

Não estou aqui para exagerar, embora sim, me doeu, me doeu muito. Uma pessoa que provavelmente fez pedagogia, que está diariamente com a vida pulsante em seu mais belo desabrochar, disse que: “Pedagogia é isso!”.

Nossa, imaginem só que tristeza, resumir a pedagogia à confecção de lembrancinhas em datas comemorativas. Não estou aqui para dizer que ela está equivocada, pois essa é a verdade dela, estou aqui, para que juntos reflitamos sobre o que é pedagogia. Se olharmos, se aprendermos a escutar as crianças, perceberemos que a resposta pulsa diariamente em nossos meninos e meninas, sedentos por pegar, olhar, subir, descer, correr, sentar, levantar, dançar, dialogar.

A resposta está nas crianças, em suas percepções dos detalhes, em suas singularidades, que muitas vezes passam despercebidas pelos olhos dos adultos, que querem impregnar de sentido a sua vontade e não o que de fato a criança necessita, merece e tem direito.

Estou aqui para dizer que Pedagogia não é fragmentar os meninos e meninas em datas comemorativas e suas respectivas lembrancinhas, que não passam de atividades consumistas que geram cada vez mais lixo para o planeta.

Muitos podem dizer, mas Aline, eles fazem as lembrancinhas na aula de artes, gente, se a nossa compreensão de arte ainda for aquela em que oferta-se um molde para a criança copiar, que se limite a releituras, ou pior, que são elaboradas pelas educadoras, para que fiquem “bonitas”, estamos em um tempo que não é o das crianças, estamos no passado.

Se faz urgente a reflexão, leituras e conversas sobre a educação atual.

Depois de ler as respostas para aquela pergunta, impregnei de sentido o poema de Loris Malaguzzi.

Que possamos enxergar as Cem linguagens dos meninos e meninas para que eles não sejam mais impedidos de viver a sua plenitude, pois como diz Severino Antonio: “elas trazem a poesia do mundo.”

Deixo aqui, então uma pergunta: O que é pedagogia para você?

Depois de se questionar, vá até uma criança e veja se sua resposta condiz com a vida pulsante diante de você.

ALINE MENESES.

É ouvintes… sendo você pai, mãe, administrador de empresas, bancário, músico…
O que é a sua percepção da sua profissão, é o que o mundo precisa?

Chegamos ao fim desta Pílula, lembrando que as inscrições para o CURSO ON LINE BEBÊ E MOVIMENTO ficam abertas somente até domingo próximo, 10 de março de 2019, para saber to curso acesse artedacrianca.com.br/cursobebe

E esta Pílula segue com o apoio da MT Instrumentos Artesanais, mtinstrumentos.com.br.

Mas vamos fechar este programa com o poema de Lóris Malaguzzi e ao fundo vocês vão ouvir PALHAÇO do compositor brasileiro EGBERTO GISMONTI

Poema:

Ao contrário, as cem existem (de Lóris Malaguzzi)

A criança

é feita de cem.

A criança tem cem mãos

cem pensamentos

cem modos de pensar

de jogar e de falar.

Cem sempre cem

modos de escutar

de maravilhar e de amar.

Cem alegrias

para cantar e compreender.

Cem mundos

para descobrir.

Cem mundos

para inventar

Cem mundos

para sonhar.

A criança tem

cem linguagens

(e depois cem cem cem)

mas roubam-lhe noventa e nove.

A escola e a cultura

lhe separam a cabeça do corpo.

Dizem-lhe:

de pensar sem mãos

de fazer sem a cabeça

de escutar e de não falar

de compreender em alegrias

de amar e de maravilhar-se

só na Páscoa e no Natal.

Dizem-lhe:

de descobrir um mundo que já existe

e de cem roubaram-lhe noventa e nove.

Dizem-lhe:

que o jogo e o trabalho

a realidade e a fantasia

a ciência e a imaginação

o céu e a terra

a razão e o sonho

são coisas

que não estão juntas.

Dizem-lhe enfim:

que as cem não existem.

A criança diz:

ao contrário, as cem existem.

————————–

Receba nossas Pílulas de Reflexão por whatsapp acessando artedacrianca.com.br/pilulas

E esta Pílula tem o apoio da MT Instrumentos Artesanais, mtinstrumentos.com.br e do Curso On Line Bebê em Movimento

————————–

Apoio:
Clique para acessar

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*