PÍLULAS DE REFLEXÃO 006 – Gente Pilantra

FELIZ ANO NOVO MEU POVOOOOO

Gratidão voltar às nossas pílulas… estava com saudade e sempre cheio de ideias…

Espero que estejam todos e todas muito bem e que estejam conseguindo cumprir com os combinados, com as promessas feitas na virada… vamos em frente.. o mundo muda se a gente muda não é mesmo???

Vamos à nossa pílula de hoje

Como diz a minha mãe: “no mundo tem muita pilantra, gente safada…” kkkk

Pilantra
adjetivo e substantivo de dois gêneros
1. diz-se de ou pessoa mal trajada, mas pretensiosa.
2. diz-se de ou pessoa de mau caráter; desonesto, finório.

Pois é minha gente, estamos em um momento de ventilador, porque penso que maldade, mau-caratismo sempre existiu, mas agora a internet nos ajuda e “jogar tudo no ventilador”.

Isso tem o lado bom mas também tem o lado ruim, estão aí as notícias falsas para nos atormentar e nos deixar perdidos e sem saber em quem acreditar, pois é possível “jogar no ventilador” qualquer coisa não é mesmo?

Bem, participo de um grupo de whatsapp de educadores musicais, e esta semana uma pessoa escreveu um texto lá, dizendo que pagou por um curso de formação, um valor alto, e o curso não aconteceu. Mas além do curso não acontecer, a produção do curso não devolveu o dinheiro a ela, que está cobrando diariamente e nada acontece.

Todos do grupo se sentiram solidarizados com a situação, muita gente, inclusive eu, sugeri que a pessoa procurasse seus direitos legais, etc, etc…

Mas a questão do tal curso que não aconteceu também me deixou pensativo, e fez conexões com reflexões que venho fazendo a tempos e que se fortaleceram ainda mais durante este período de férias de fim do ano.

Acontece que eu aproveitei a tal situação e puxei um assunto no grupo sobre a quantidade de cursos de formação em musicalização, brincadeiras, jogos musicais e afins, que estão surgindo aos quilos todos os dias, em todas as regiões do Brasil.

Uma grande maioria prometendo litros, quilos e quilómetros de repertório, materiais, PDFs, MP3s, jeitos de fabricar instrumentos, chapéus, aventais, luvas, óculos, dados, cones, bolsas, bandanas, colheres, vassouras, barcos, aviões, etc etc etc.

Que coisa não? Precisamos de tanta coisa?

Será que precisamos de tudo isso mesmo?

Deixando bem claro que não significa que não precisamos inovar, rever nosso jeito de trabalhar, fazer cursos e até comprar coisas diferentes sim, mas o volume disso tudo parece estar descontrolado, as pessoas estão descompassadas, pois será que não é mais produtivo investir em algumas coisas, em um ou dois bons cursos, e refletir bastante sobre eles, sobre o que eles propuseram, inventar jeitos diferentes de fazer as mesmas atividades que foram aprendidas, ou seja, fazer variações que podem ser ricas para as crianças?

Será que levar a ideia para que as crianças criem variações sobre o tema não é um projeto imenso, lindo, profundo e cheio de descobertas?

Bem… mas é neste balaio que surge quem quer trabalhar, ganhar seu dinheiro, vendendo materiais.. Eu mesmo sou um desses, tenho meu CD, meu livro digital, já está no forno um novo projeto e um novo CD, como eu fico, se ninguém comprar minhas coisas?

Aí é que eu digo para vocês que vivo numa grande reflexão permanente sobre esta questão e tenho chegado a algumas opções para minha vida e meu sustento.

Não sou melhor que ninguém, certamente que erro bastante na trajetória, mas seguirei tentando e aceitando as críticas que me fazem crescer…

Um dos caminhos que quero para meus materiais é que eles sejam sempre pontos de partida, ou seja, que proponham uma atividade principal, mas que sempre instiguem as pessoas a criar variações, para que estas pessoas não sejam dependentes de novos materiais que eu produzirei..

Se alguém fizer um curso comigo e comprar meu CD, ela terá muito trabalho pela frente, caso ela aceite esta proposta de fazer diferente, de recriar.

Eis o caminho que tem aquecido meu coração, e que é o coração do meu novo projeto o CURSO ON LINE BEBÊ EM MOVIMENTO, em parceria com Aline Meneses, minha esposa e psicomotricistas entre outras coisas.

Claro que sempre existirão as pessoas que preferem fazer o mesmo, sem grandes novos vôos, mas aí é a consciência de cada um, e eu respeito o tempo de cada um.. talvez um dia caia a ficha, mas nós aqui no Arte da Criança e no Bebê em Movimento, sempre manteremos esta meta em nossos trabalhos de formação… emancipação, recriação, reflexão e autoria.

Querem vir com a gente? Estamos dispostos..

Comecei a Pílula falando sobre gente mal caráter, sobre a questão da pessoas que perdeu dinheiro em um curso que não aconteceu.. e que agora estou falando de cursos que promovam criação, recriação, autoria.. então quer dizer que cursos que não tenham este foco são cursos de pessoas de mau caráter?

Claro que não… calma.. este tema do mau-caratismo surgiu pois quando, geralmente, em qualquer área, acontece um momento de “explosão”, com muita gente achando que pode ganhar dinheiro, é preciso ter cautela.. escolher bem, analisar propostas, ementas, roteiros.. para que não sei caia em um curso que vai te propor pouca transformação..

Afinal de contas você está atrás de alguma transformação correto? Pois se você estiver apenas atrás de um certificado, então qualquer curso servirá, do contrário é preciso que exista transformação…

Algumas pessoas já me perguntaram sobre como saber se um curso vai trazer algo de bom, se vale o investimento e tal..

Eu não sou nenhum guru sobre isso, mas simplesmente dou umas dicas que eu uso para quando vou comprar um curso ou material.

Se a divulgação do curso me diz que em 4 horas eu vou ter material para trabalhar com a faixa etária dos bebês até o fundamental 2, eu já descarto… não acho possível aprender tanta coisa em tão pouco tempo.

Se o curso me oferece um encontro de 4, ou mesmo de 8 ou 10 horas, e me dá um certificado de 200 horas devido a leitura de apostila, eu já descarto… acho um mega mau-caratismo.. 200 horas ?? como assim ??? Eu não quero apenas um certificado, eu quero transformação.. certo?

E eu procuro saber da história de quem está ministrando o curso, ou vendendo o material, pois se na divulgação tiver apenas fotos encontradas no Google, com poses bonitinhas de crianças maquiadas, eu também já fico com um pé atrás….

Bem, mas é claro que ainda assim eu posso acreditar em um curso e me dar mal, nem tudo é previsível… sigamos tentando fazer o melhor e se preparar…

É isso meu povo.. estou feliz em voltar com a nossas Pílulas..
E daqui para as próximas semanas as Pílulas terão o apoio, filosófico e energético apenas, pois dinheiro não temos mesmo kkkkk, do CURSO ON LINE BEBÊ EM MOVIMENTO – Movimento, Arte e Música…

Quer se cadastrar pra saber um pouco mais deste curso acesse www.artedacrianca.com.br/bebemovimento

———————————–

Receba estas PÍLULAS DE REFLEXÃO por whatsapp, acessando artedacrianca.com.br/pilulas

Este programa é uma criação do Arte da Criança e do Bebê em Movimento, e tem o apoio da MT Instrumentos Artesanais, acesse: mtinstrumentos.com.br

———————————–

CD DIGITAL – MÚSICA LÚDICA E BRINCANTE

13 canções brincantes de autoria de Shauan Bencks

CURSO COMPLETO DE UKULELE

2 anos de acesso, tutoria com Shauan, semanal, mais de 40 canções, mais aulas bônus, natal e afins

Apoio:
Clique para acessar

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*