PÍLULAS DE REFLEXÃO 009 – EVA, Luxo ou Lixo?

PÍLULAS DE REFLEXÃO 009 – EVA, Luxo ou Lixo?

Por estes dias vi uma publicação no Facebook, em um grande grupo que tem como tema os Professores da Educação Infantil.

Tenho tido cada vez menos tempo e vontade de estar em redes sociais, embora elas também sejam grandes responsáveis pela divulgação do meu trabalho e também grandes fontes de inspiração, de informação, claro que se eu souber procurar em boas fontes. Tenho acessado pouco apenas porque busco equilíbrio maior entre leitura de livros (por exemplo) e tempo de internet.

Mas voltando a esta publicação que passou na minha timeline, a educadora publicou uma fotografia e uma frase, que tudo indica que é uma pergunta para as pessoas do grupo, embora não tenha sido utilizado um ponto de interrogação…

A imagem era de folhas de EVA em diversas cores, um tubo de cola, uma caixa de giz de cera e roletes de cola quente. (a imagem está no post deste programa)

E a frase publicada é:

“O domingo d vcs tbm começa assim meninas kkkkkkkkkkkk”

Olhando a cena da imagem e a frase, e também lendo alguns comentários, me ocorreu um pensamento que publiquei também em forma de comentário no mesmo post.

Agora vou ler para vocês o meu comentário e uma sequência de 3 respostas ao meu texto, todas as respostas de outras pessoas, não da autora do post.

Vamos lá…

Comentei assim:

Shauan Bencks: Penso que educadores precisam equilibrar melhor: a poesia da alegria de amar o que se faz, e pensar todos os dias nessa alegria, e o repouso necessário a qualquer corpo físico e mente saudável…..
Além de que não podemos perder de vista a reflexão permanente sobre a quantidade de materiais que levamos para as crianças… Será que é significativo e emancipador recortarmos e colarmos tanto material, ao invés de as crianças produzirem mais, do seu jeito, com suas descobertas? Será que estamos atendendo às necessidades dos pequenos ou querendo um senso de estética dos adultos?
Um borrão de tinta (na ótica adulta), feito pelas crianças, e cheio de significado para elas, não é melhor do que as mil produções em EVA (e outros materiais) que tanto lançamos no universo?
Vamos refletir juntos…
Muitas vezes levo trabalho pra casa… Mas sem perder de vista a reflexão e a melhoria do trabalho para e com estas crianças tão potentes …
Luz

Eliane: Compartilho da mesma opinião!!!

Vivemos em um momento em que tudo chega até eles já processado, feito; O suco, o bolo a música, a arte, as brincadeiras,etc… Eles perderam a melhor parte o processo de criação.

Por fim acredito em um dos pilares da educação “o ser é mais importante do que o ter!”Por isso penso ser parte do nosso papel a conscientização do não consumo desenfreado e muitas vezes desnecessário.

Monique: Shauan Bencks concordo em tudo, muito das lembrancinhas dos alunos eles produzem, nem que seja a embalagem.

Trabalho com alunos periféricos, o acesso a papel colorido, tesoura, cola…são escassos, divido o que tenho coloco os retalhos nas mesas em grupos para eles produzirem, há muita briga, mas há muita alegria e descoberta, há também olhares de adultos que esperam que as lembrancinhas sejam realizadas com perfeição milimétrica, mas cada criação é uma criação

Shauan Bencks: que lindo Monique… que incrível oportunidade de criação e de mediação de conflitos (as tais brigas), pois é isso que aguarda o aluno fora da escola, o aluno quando adulto irá ter de saber lidar com escassez, divergências, a diferença entre as pessoas e entre as opiniões. E você já está tratando isso desde a simples confecção de lembrancinhas… que fonte de vida pulsando não?

E que oportunidade também de você acolher este adulto que espera uma lembrança “linda”, e explicar a ele ou ela, que o seu foco está na criança, na sua potência e na sua criação.. todo o sentido do presente irá mudar na cabeça deste adulto.. ainda que não imediatamente.. mas é isso.. somos as gotas no oceano não?

A riqueza de ser professor, a poesia desta profissão, está além não é? obrigado pelo comentário…

Assim como Eliane, obrigado também pela resposta, ótima e perfeita reflexão sobre o “tudo pronto” que sempre chega na crianças.. elas precisam de mais… beijo para vocês duas…

Rosangela: Shauan Bencks Como sou grata , e como aprendi no tempo em que pude trabalhar com vc , e com seus cursos , oportunidade única. O problema meu amigo é que a maioria das escolas exige esse processo do professor, faz parte do “currículo” da escola , com vcs eu aprendi a resgatar a infância , aprendi músicas, mas até lá não saia do papel , hoje em dia é muito difícil as crianças terem convivência com as descobertas e criações. As apostilas , os livros já dizem o que deve ser feito….Feliz são as crianças que têm a oportunidade de aprender com vc e com Aline , existem escola com trabalhos como o seu , mas eu falo que são bem poucas.

Fim dos comentários.

É minha gente.. sigamos…

Inclusive no post deste programa existe um link para um outro post do Blog, quando o tema também foi os tais materiais em EVA… Cliquem pra saber.. Segue o link aqui whatsapp também.

LINK POST SOBRE EVA: http://bit.ly/2NfqZWt

Sábado abriremos as inscrições do CURSO ON LINE BEBÊ EM MOVIMENTO.

Muita música, muita brincadeira, muita reflexão, muita “cutucação”

Estão afim?

Acessem artedacrianca.com.br/bebemovimento

E segue aqui, um rascunho, uma gravação caseira, de uma canção que estará no próximo disco, o CD BRINCANDO COM BEBÊS..
A canção chama-se AQUI COM VOCÊ, e foi pensada para brincar de se esconder dos bebês, e surgir em seguida…

Como vocês brincariam com esta melodia?

Contem pra gente…

CLIQUE AQUI PARA O RASCUNHO DA CANÇÃO

E ainda lembrando que estão no ar os 3 vídeos que fizemos com a temática PROBLEMAS NO BERÇÁRIO, acesse nosso site e os vídeos já estão na página principal. www.artedacrianca.com.br

————————–

Receba nossas Pílulas de Reflexão por whatsapp acessando artedacrianca.com.br/pilulas

E esta Pílula tem o apoio da MT Instrumentos Artesanais, mtinstrumentos.com.br e do Curso On Line Bebê em Movimento

————————–

Apoio:
Clique para acessar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*