-
Aquecimento - Acolhimento
-
MÓDULO 1
- 00 – E-Book: Capítulo 1
- 01 – Iniciando a Conversa
- 02 – Berçário: Que lugar é esse?
- 03 – Prática Comentada 1
- 04 – Bônus – Leilão de Jardim
- 05 – O bebê e a Música
- 06 – Quem é o Educador da Primeiríssima Infância?
- 07 – Estimulação entre a vivência e a experiência
- 08 – Pensando o Cotidiano a partir da BNCC
- 09 – Pensando o Cotidiano a partir da BNCC – PARTE 2
- 10 – Artigo Comentado: Podcast (áudio)
- 11 – Livro Comentado: Podcast (áudio)
-
MÓDULO 2
-
MÓDULO 3
-
MÓDULO 4
-
CD Brincando com Bebês
-
CURSO DE UKULELE
- PDF – SUA APOSTILA de UKULELE
- APRESENTAÇÃO
- O INSTRUMENTO
- SOBRE CIFRAS
- AFINANDO
- TOCANDO
- PEIXE VIVO
- W BRASIL
- CAI CAI BALÃO
- O BALÃO VAI SUBINDO
- DORME O LEÃO
- ANJO DO CÉU
- DE ABÓBORA FAZ MELÃO
- SAMBALELE
- SAPO NÃO LAVA O PÉ
- MEU LIMÃO MEU LIMOEIRO
- JACARÉ POIO
- ASA BRANCA
- ANUNCIAÇÃO
- 10 INDIOZINHOS
- DONA ARANHA
- TREM BALA
- PESCADOR DE ILUSÕES
- LA BELLA LUNA
- LAGARTA COMILONA
- PARABÉNS A VOCÊ
- MARCHINHAS DE CARNAVAL
- A CANOA VIROU
- BOI DA CARA PRETA
- A COBRA NÃO TEM PÉ
- MEU LANCHINHO
- A BARATA
- ALECRIM
- SEU LOBATO
- MAMA PATO
- SAPO CURURU
- CARANGUEJO NÃO É PEIXE
- O CRAVO BRIGOU COM A ROSA
- FUI NO ITORORÓ
- SAUDADE DE MINHA TERRA
- SE ESTA RUA FOSSE MINHA
- CIRANDA CIRANDINHA
- ATIREI O PAU NO GATO
- TERESINHA DE JESUS
- VELHA INFÂNCIA
- MEU PINTINHO AMARELINHO
- EU VI UMA BARATA
- Lavando a roupa/Se esconder
- Dodói – Música Lúdica e Brincante
- Pandeirar – Música Lúdica e Brincante
- Pássaros – Música Lúdica e Brincante
-
1ª Semana Educ. Lúdica e Sensível
-
2ª Semana Educ. Lúdica e Sensível
-
3ª Semana Educ. Lúdica e Sensível
Anterior
02 – Berçário: Que lugar é esse?
Próximo
04 – Bônus – Leilão de Jardim
18 thoughts on “Primeira Infância em Movimento – PIM”
-
março 12, 2019 at 10:31 pmPermalink
Estou me sentindo bem vinda nesse universo de fantasias/realidades/fantasias.
Obrigada Shauan e Aline.
Gratidão
Bjkas -
agosto 20, 2020 at 7:57 pmPermalink
Olá, Shauan e Aline! Tudo bem com Vcs?
Sou a Suely e comprei o seu curso em 2019 e a informação que tive foi que eu teria acesso ao curso por um período de dois anos.
E agora um faz um ano e eu não tenho mais acesso. O que houve? Estou com tempo livre e gostaria de aproveitar esse tempo.Aguardo resposta
-
dezembro 5, 2020 at 6:22 pmPermalink
Até que fim achei o que estava procurando. Artigo bem
completo sobre o assunto. Obrigado pela informação.
Compartilhei no meu pinterest.
Comments are closed.
Amando tudo!
estou aprendendo a montar os cestos dos tesouros para o meu grupo de bebês…
amei as dicas preciosas.
bjssss
Que demais Érica, o livro Brincar heurístico tem muitas explicações sobre o cesto dos tesouros e naquele documento do MEC que disponibilizamos antes de iniciar o curso também tem.
Boas brincadeiras e descobertas.
Beijoooo
As escolas de Educação Infantil da rede municipal de nosso município são orientadas a trabalhar com o cesto dos tesouros, e também com a temática dos cantos – na sala de aula. OU seja, em cada canto da sala organizar objetos, livros, materiais diversos para despertar a curiosidade da criança e a exploração.
Olá pessoal… Refleti muito sobre a minha prática enquanto assisti essa prática comentada… Primeiro pensei nas imagens, quando a Aline disse ser importante apresentar imagens reais dos animais. Lembrei de uma aula da pós-graduação em que a professora nos chamou a atenção para o fato de que também o fotógrafo tem uma intenção com o ângulo utilizado para fotografar (só um complemento… Rs).
Depois, o fato de deixar as crianças livres no momento de contação de histórias me fez pensar em como possibilitar essa liberdade (de Interação, exploração…) numa sala com 26, 30 crianças como a minha… Enquanto eu conto história, as crianças querem ver, tocar os livros (ou qualquer outro recurso que eu esteja utilizando), aí uma criança levanta, aproxima-se e outras crianças querem fazer o mesmo!!! E as que estão mais atrás são impedidas de ver, às vezes até se dispersam… Eu peço sim para se sentarem, como uma forma de respeito aos colegas que estão atrás. Ai, como isso me angustia!!!
Pensei em contar histórias para grupos menores, mas a rotina é bem apertada, com horários um tanto rígidos para ocupação dos espaços como refeitório, por exemplo. Sem falar que com um grupo com essa quantidade de crianças, vou demorar alguns dias para contar para todas… Preciso de ajuda, sugestões…
É entendo sua angústia e frustração, pois são inumeras instituições que tem essa demanda de crianças e digo com propriedade pois se trata da realidade das CEIS CONVENIADAS onde leciono enfim a fala é linda e até motivadora como eu gostaria que fosse uma prática verdadeira, porém vivemos em uma realidade totalmente diferente que ñ depende exclusivamente de nós docentes. E faço da sua pergunta a minha tbm, sabendo que a demanda das nas salas de aulas são um absurdo!!!
Muitas reflexões!!!
Sou Educadora Musical, mas estou mergulhando no mundo dos bebês agora…acreditem, uma vez recusei uma proposta de emprego de Musicalização para Baby Class. Disse que não sabia dar aula para bebês! Mas resolvi encarar e estou aprendendo muito. Mas ainda tenho algumas dúvidas. Por exemplo, essa fase eles colocam tudo na boca. Como mostra no vídeo, no cesto dos tesouros. Muitos pais não permitem. É um cesto para cada um? Depois os objetos são lavados? Digo isto, porque na escola de música em que dou aula, quando o aluno ainda não tem flauta, nós emprestamos dizendo que a mesma foi higienizada. E sempre orientei meus alunos de que flauta é um instrumento individual, não pode ser compartilhado.
Aline, vc consegue me entender? Como devo proceder com os bebês que querem experimentar os objetos oralmente também?
Kátia, tudo bem?
Desculpe a demora, vou pedir pra Aline te responder ta bom?
Esta mensagem ficou perdida aqui no site e não vimos.. mil desculpas..
Beijão
Shauan